Exaltação da mulher negra: 15a edição do Deusa do Ébano, do Orunmilá

Nesse dia 15 de novembro, na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá, estará acontecendo a 15ª edição do Deusa do Ébano, promovido pelo Orunmilá. Um concurso de beleza que exalta a beleza da mulher negra e onde a beleza negra não é vista como exótica ou diferente, é beleza e pronto!

Para Paulo Cesar Xavier, produtor e coordenador do Orunmilá,“a proposta de DEUSA DO ÉBANO traz uma discordância construtiva que nada tem a ver com as narrativas propagadas de uma África subalterna, sem cultura e sem história. Numa explosão de gestos, tecidos, tranças e tambores a importância da cultura africana e afrodescendência é contada na figura da mulher negra exaltando seu papel enquanto guerreira, deusa da vida e retrato de uma revolução estética.”  (fonte: blog farofanews)

Fortalecendo esse elo de resgate e exaltação da herança africana, a festa contará com as participações de Guiguio do Ilê Aiyê, Agbara Dudu (tributo à Vera Mendes), Banda Real Dance, Tchakabum, Nelson Maca (Sarau Bem Black – Blacktude/SA), Fúria Hip Hop, DJ Negueht, Black Etnia, Tranceiras do Studio Kilamu e Bateria da Escola de Samba Estácio de Sá. Fazendo as honras da casa, Marcelo Reis e Rita Monteiro. Troféus concebidos por Sérgio Cesar – Arquitetura do Papelão.
Para aquelas que queiram concorrer ao título de DEUSA DO ÉBANO as inscrições ainda estão abertas. É só comparecer as terças, quintas e sextas (à noite), na FEBARJ (Avenida Mem de Sá, 37, Lapa-RJ).
A realização da 15ª Deusa do Ébano Orunmilá conta com o apoio cultural do CEDINE (Conselho Estadual dos Direitos do Negro), CEPPIR-RJ (Coordenadoria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial), FEBARJ (Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro), Studio Kilamu e G.R.E.S. Estácio de Sá.

Anúncios

Um pensamento sobre “Exaltação da mulher negra: 15a edição do Deusa do Ébano, do Orunmilá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s