Dia do Trabalhador

Imagem          Nesse dia do trabalhador, eu espero que o brasileiro reveja seus conceitos sobre o que é trabalho e o que significa a relação patrão X empregado, chefe X funcionário, cliente X trabalhador que oferece um serviço. É comum ainda o hoje, o brasileiro tratar seus subordinados ou as pessoas que lhes prestam um serviço, como objetos, como propriedade, como pessoas menores, dirigindo-as os mais absurdos desaforos. Herança no nosso passado colonial, do nosso passado escravocrata. O brasileiro ainda não compreendeu que a relação patrão X empregado é uma relação de troca: eu te vendo a minha força de trabalho por tantas horas dentro de condições pré-estabelecidas e você me paga por isso. Paga o valor disso. E se você me contratou é porque me considera qualificado para isso, logo, não me desmereça e cumpra o nosso acordo. Isso também serve para a relação cliente X trabalhador, do tipo caixa, trocador, etc. As relações do brasileiro com profissões onde o patrão não está, mas o cliente está recebendo diretamente o produto do trabalho do outro também precisam ser revistas, pois muitas vezes o local da caixa de supermerdado, por exemplo, parece um ringue. Nem sempre o cliente tem razão, não é só o patrão quem dá as cartas e nem tudo o trabalhador deve obedecer, pois há situações que ferem a dignidade humana, e isso não pode ser tolerado. O dia de hoje é para trazer à nossa memória a conquista de movimentos sociais e trabalhistas importantes, mas também é para lembrarmos que muito ainda temos que conquistar. E quando eu falo de serviços eu não falo de empresas, aí a discussão é outra, pois a qualidade de muitos serviços prestados no Brasil também ferem a nossa dignidade, mas aí a base é a relação empresa X consumidor, CNPJ X CPF, e isso é um outro post.

 

Deixe um comentário

